“A Minha Bicicleta Calcula Áreas”

Sinopse

Bicicletas? Sim! Pode não parecer, mas estão carregadinhas de matemática!
Nesta palestra – que é uma espécie de show – vamos falar de bicicletas e da sua curiosa relação com a forma como os objetos flutuam na água. Mais! Vamos ver, ao vivo, o estranho caso da bicicleta que sabe calcular áreas.

Pode até parecer estranho juntar no mesmo palco: um aquário, uma bicicleta e a balança da drogaria, mas não é, porque… Isto é Matemática!

Saber mais

Esta palestra/show é bastante dinâmica e tal como nos episódios do Isto é Matemática, abordar-se-ão questões do nosso dia a dia, explorando o seu lado matemático. Haverá várias experiências ao vivo, em particular o Rogério levará a sua própria bicicleta para o palco, que será a protagonista principal de um número de magia. O tema central é a matemática, ainda assim são criadas pontes com outros assuntos: ciências naturais, física, história e filosofia.

Os temas são apresentados de forma suficientemente aberta, o que permite a apresentação para vários tipos de público. Desta forma, esta palestra pode ser apreciada por alunos, plateias de professores e público geral.

Pretende-se criar nos estudantes a motivação para o estudo de temas mais curriculares, assim como contribuir para a sua cultura científica, em particular criar um imaginário do mundo do método e da descoberta científica.

Dada a forma original como a matemática é apresentada, com ligações inesperadas à vida real e a outras áreas do saber, o conteúdo deste show pode também inspirar plateias de professores, de qualquer área e nível de ensino, a criarem novas abordagens e métodos para a sala de aula.

Além disso, dada a forma bem-humorada e leve, estes temas podem ser apreciados pelo público geral, afinal ciência também pode ser entretenimento!

Público-alvo

-Alunos a partir do 7ºano do ensino básico (a partir dos 12 anos)
-Professores de qualquer área e nível de ensino
-Público geral.

Duração

Pode ser adaptado para ter uma duração entre 30 e 90 minutos, de forma a encaixar no horário da escola ou evento. O ideal são 50 minutos.

Contacto para espectáculos